quarta-feira, janeiro 01, 2014

Massas:Nhoque de Cará com Molho de Casca de Camarão

Nhoque de Cará com Molho de Casca de Camarão





 


Ingredientes:
1/2 kg cará descascado, cozido e passado por um espremedor
3 gemas
2 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (chá) de sementes de erva-doce
1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
250 g de casca de camarão lavadas
4 colheres (sopa) de óleo
2 colheres (chá) de maisena
sal e pimenta do reino a gosto
 

Preparação:
Misture numa tigela o cará com as gemas, a manteiga, as sementes de erva-doce e o sal. Aos poucos, adicione a farinha de trigo e transfira a massa para uma superfície enfarinhada. Amasse delicadamente e, em seguida, faça rolos de 2cm de diâmetro cada um. Corte a massa a cada 3cm e reserve.

Coloque numa panela as cascas de camarão e o óleo e leve ao fogo. Frite, mexendo de vez em quando, por 10 minutos, ou até as cascas ficarem bem secas. Junte 2 litros de água e cozinhe por 1 hora.

Retire do fogo, bata no processador por 3 minutos e passe por uma peneira de malha bem fina, aparando numa panela. Adicione o sal e a maisena dissolvida em um pouco do caldo. Volte ao fogo e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até o molho ficar levemente encorpado. Acerte o sal e retire do fogo.

Coloque a massa, aos poucos, numa panela com 4 litros de água fervente e sal. À medida que os nhoques subirem à superfície, retire com uma escumadeira e coloque-os num escorredor. Sirva com o molho de camarão e decore com salsinha.

Dicas:
O sabor do molho deste prato é bem marcante, com um delicioso aroma de camarão. O melhor é que aproveita as cascas de camarões usados em outras receitas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário