quinta-feira, agosto 30, 2012

Massas:Molho:Al Sugo

Al Sugo

2 Litro de Base de molhos de tomates
4 dentes de alho picado.
500 g de cenoura ralada.
1 cebola grande bem picada.
½ maço de salsão, 1 alho poró.
½ maço de salsa e cebolinha verde picados.
Um bouquet garni com 10 folhas de manjericão com talo e tudo, 4 hastes de tomilho, um galho de louro com 4 folhas, 2 ramos de salsa. - Pegue um gaze, ou tulle, abra bem coloque as folhas arrumadas sobrepostas e amarre bem, como um saquinho e deixe cozinhar junto.
Sal e pimenta a gosto.
1 colher de sopa de açucar. 
30 ml de azeite extra virgem.

Em uma panela aqueça o azeite e doure o alho triturado ou picado lentamente, a cebola, a cenoura ralada, os bulbos de salsão e o alho poró, bem picadinhos e sem as folhas e deixe refogar lentamente até que amoleçam.  Acrescente  a  base de molho de tomates do processo acima e a colher de açucar e o bouquet garni e aguarde levantar fervura. 
Ferva um Litro de água, junto com as folhas do salsão e do alho poró, formando um caldo e reserve.
Acrescente o caldo aromático aos poucos e conforme  o molho apura  e  abaixa  o volume,  faço isso até terminar a aguá e ele ficar espesso e consistente e assim esta pronto para receber sua massa preferida.
Algumas Observações Importantes: A cenoura é para dar sabor e tirar parte da acidez dos tomates, pois sendo rica em Beta caroteno ( um polissacarideo ) tem a mesma função do açucar, os molhos feitos no norte da itália sempre recebem este mirepoix de salsão, cenoura e cebola...e alguns locais como no piemonte, o alho poró, no sul da Itália.
Sim, vc mantém a cenoura no molho!
Todo o tipo de bouquet garni (ervas frescas) ou de épices ( ervas secas e especiarias) tem apenas a função de aromatizar e devem ser retirados após seu completo cozimento, por isso são colocados separados,

Nenhum comentário:

Postar um comentário