Comidas do Polo Norte
Qual a alimentação típica do Polo Norte?
Devido ao extenso e rigoroso inverno os nativos tinham que ser criativos e comiam o que aparecia pela frente. Alguns exemplos de pratos típicos da terrinha do gelinho: urso assado na brasa, sopa de alce, ensopado de veado, castor acri-doce, fricassê de esquilo, gambá grelhado, baleia recheada, pato frito, porco espinho cozido, entre outras iguarias. Imagino que vocês devem estar se contorcendo, principalmente os vegetarianos. Mas é verdade!
Mas a coisa evoluiu, não temos mais esse menu gourmet… Segundo um professor de Jaime, que é canadense, o único lugar que achamos comida típica canadense é em Chinatown. Já que TODO restaurante chinês anuncia vender comida chinesa e canadense.
E o que canadense come então? Essa é uma pergunta um pouco difícil de responder, principalmente para uma imigrante que come arroz e feijão quase todo dia. Pelas minhas experiências e observações a culinária daqui sofre contínua influência dos imigrantes que aqui chegam.
É costume ter um café da manhã rápido, geralmente é servido uma combinação dos seguintes: pão, ovos, bacon, bolo, cereais, geléias, creme de queijo, manteiga de amendoin, doughnuts(rosquinhas), muffins, panquecas e waffles. Não ache estranho ver alguém tomando café no ônibus ou metrô.
O almoço é um lanche e o jantar uma refeição completa. No dia a dia, o canadense come muita comida italiana, chinesa, grega, japonesa, sanduíches, comidinhas de microondas, hamburguer, frango frito do KFC, arroz, batatinha, batata doce, kraft dinner e saladas.
No supermercado encontra-se uma variedade grande de ingredientes e os programas de culinária na TV ensinam a fazer diversos pratos, de preferência práticos e rápidos de fazer.
Mas em se tratando de coisas tipicamente canadenses aí estão alguns exemplos daqui que eu conheço:
- poutine (batata frita + molho + queijo) – original de Quebec mas servido no país inteiro, isso é super canadense!
- Maple Syrup – seiva da árvore Maple (bordo). É usado na preparação de doces (ex: biscoitos e Maple sugar pie), carnes (ex: peito de frango coberto com maple syrup) e defumados. Também usado puro como calda de panqueca, sorvetes, etc.
- Frutas comuns aqui – morango, framboesa, amoras, cranberries, mirtilo, figo, pêssego, apricot, maçã, ameixa, nectarina. Mas é comum encontrar no mercado frutas como: melancia, banana, abacaxi, romã, carambola, tamarindo, kiwi, mamão, manga, etc.
- Torta de Maçã e de frutas daqui principalmente blueberry (mirtilo)
- Pecan Tart – torta de pecan (tipo de noz)
- French Toast – torrada a moda de Quebec, parece um pouco nossa rabanada (ou fatia de parida no Nordeste). Já incorporei ao cardápio da casa e fica uma delícia com cobertura de maple syrup.
- Nanaimo Bar – doce mais comum na costa oeste.
- Muffin – Um bolo feito na forma de empada, fica com formato de cogumelo. É comum ter frutas ou chocolate dentro. Esse bolinho também tem nos EUA, mas se come aqui também.
- Tourtière – torta de carne do Quebec, parece empadão.
- Shepherd’s pie – carne com purê de batatas
- Batata assada
- Peixes – Haddock, salmão, bacalhau, halibut
- Frutos do mar – Lagosta, carangueijo gigante, ostra
- Carnes e peixes defumados – uma vez ganhei de um vizinho, que trouxe de Winnipeg, um salmão defumado maravilhoso.
- Canada Dry – refrigerante de gengibre
- Ice Wine – vinho doce feito de uva congelada
- Caesar – uma bebida. Leva vodka, suco de tomate e mais uns molho.
- Doughnuts – rosquinha
Nenhum comentário:
Postar um comentário